O Que É Coaching ?

Você quer entrar em campo ou passar a vida toda apenas na torcida ?

Imagine ter a experiência de estar no controle da sua vida, ao invés de sentir-se limitado pelas circunstâncias atuais. Este é o resultado de um bom processo de Coaching.

O coach (profissional) atua como um facilitador, encorajando e/ou motivando o coachee (cliente), ajudando-o a identificar o que ele realmente quer, o caminho mais adequado a percorrer e a melhor maneira de explorar os seus recursos. O coach ajuda as pessoas a se desenvolverem e experimentarem todo o seu potencial.

Afinal de Contas, O Que É Coaching ?

O Método mais moderno, poderoso e eficaz de desenvolvimento de competências existe, reduz drasticamente o tempo de construção de competências, e por consequência obtenção de melhores resultados.

As pessoas que passam pelo processo de Coaching, recebem a denominação de Coachees, sentem maior felicidade e alegria no término do processo, e revelam  três principais ganhos no fim do programa :

  1.   Mais Tempo
    * Melhor organização da agenda pessoal e profissional
    * Mais clareza na determinação e classificação de prioridades
    * Melhor uso de delegação de tarefas para  subordinados
  2. Melhoria de Relacionamentos
    * Maior integração com grupos
    * Aumento da capacidade da escuta ativa
    * Aumento de empatia e cumplicidade
  3. Mais Dinheiro
    * Promoções na Carreira
    * Conquista de Novos Clientes
    * Aumento de lucratividade
    * Redução de gastos desnecessários
    * Ampliação de investimentos
    * Detalhamento de Planejamento Estratégico em curto, médio e longo prazo

Coaching é um processo extremamente moderno e poderoso, que contribue para criar excelência em liderança refinada, promove o foco nos resultados e no desenvolvimento sustentável de líderes e liderados. Atualmente as mudanças acontecem cada vez mais rápidas, por isso é fundamental ter capacidade de aprender e desaprender. É neste contexto que o coaching faz uma enorme diferença. A busca por crescimento pessoal e profissional é um traço em comum a todos nós, a chave para que isso aconteça de maneira adequada é conduzir o Coachee para que ele obtenha uma comunicação interna com clareza, permitindo que se reconheça e saiba nitidamente quem é, qual é sua missão e qual será sua contribuição para o sistema maior.

O processo é interativo e individual, focado exclusivamente no coachee e em seus objetivos. O objetivo do processo de coaching é realizar mudanças significativas para o coachee de uma forma sustentável, ou seja, que permaneçam após o término do processo. Ao final, o coachee deve sentir-se seguro e auto-suficiente para continuar com seus projetos sem ajuda.

Um bom processo de Coaching pode levar uma pessoa a fazer coisas extraordinárias.

O Que Definitivamente NÃO É Coaching ?

  •  NÃO É TERAPIA
    O terapeuta trata questões psicológicas, relacionando-as com eventos passados que interferem negativamente no presente. O coach trabalha com mudanças e foco em objetivos futuros, concentrando-se no desenvolvimento de habilidades e competências para atingir as metas do coachee.
  • NÃO É MENTORIA
    O mentor atua como um modelo, pois é um especialista, experiente na área profissional onde o cliente precisa desenvolver suas competências. O coach não precisa ser um expert em todas as áreas nas quais atua, pois o foco é no processo e desenvolvimento do coachee. O coach não ensina, ele ajuda o coachee a aprender.

  • NÃO É CONSULTORIA
    O consultor é um profissional que avalia uma situação e aconselha seu cliente sobre qual a melhor atitude a tomar, baseado em suas próprias experiências e conhecimento. O coach não dá as respostas, ele faz as perguntas corretas. Através de suas próprias respostas, o coachee faz as melhores escolhas, considerando seus valores, habilidades e competências.